quinta-feira, 11 de março de 2010

Profissão e ideologia

Leia o texto abaixo, transcrito do Ex-Blog do César Maia. Pelo menos, você se diverte um pouco. Ou, pior, descobre a motivação de fundo de sua opção profissional e resolve ser garçon em algum restaurante na Praia de Imbassay, lá na Linha Verde...

IDEOLOGIA DAS PROFISSÕES!
(NYT/FSP, 09)

1. Por que as pessoas de pensamento mais à esquerda preferem ser professores? Dois sociólogos acham que podem ter encontrado a resposta: os papéis, ou profissões, de cada pessoa seriam escolhidos por ela segundo sua personalidade ou preferências. Basta pensar na imagem clássica de um professor de letras, filosofia ou ciências sociais, campos em que a assimetria é mais forte.

2. Empregos ou profissões podem ser enquadrados em estereótipos diferentes, disseram Neil Gross e Ethan Foss, os autores do estudo. Eles citaram, por exemplo, a proporção baixa de enfermeiros, comparados às enfermeiras. A razão principal da disparidade é que a maioria das pessoas vê a enfermagem como profissão feminina, disse Gross. A enfermagem sofre o efeito do que os sociólogos chamam de "estereotipagem de gênero".

3. Para Gross, "professores universitários e vários outros profissionais são alvos de estereotipagem política". Jornalismo, artes, carreiras da área social e terapia são dominados por pessoas de viés à esquerda. Policiamento, agricultura, odontologia, medicina e carreiras militares atraem mais conservadores nos EUA.

4. Esse é um dos únicos estudos a utilizar dados da Pesquisa Social Geral de opiniões e comportamentos sociais e a comparar os professores ao resto da população americana. Usando uma técnica econométrica, eles testaram quais das teorias mencionadas com frequência eram substanciadas por provas, e quais não eram. Quase a metade da assimetria política presente no mundo acadêmico pode ser atribuída a quatro características compartilhadas pelos professores universitários em particular: alto grau de instrução; posição religiosa não conservadora, tolerância declarada por ideias controversas e disparidade entre grau de instrução e renda.

Um comentário:

David Loiola Rêgo disse...

"técnica econométrica"...
Eu li algumas coisas sobre econometria (em Freakonomics), me interessei, mas mesmo na biblioteca da UFRN os matérias são bem poucos. Vc não teria uns bons títulos para me indicar a respeito? Achei bastante útil quando li e creio que os sociólogos deveriam fazer mais uso de ferramentas como a econometria.