quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Caso Vanildo: a posição do Professor Ananias

Mais um posicionamento sobre o caso envolvendo o Professor Vanildo.


Caros Colegas,

Estava em viagem e por isso, somente agora, me associo `as manifestaçõesde solidariedade ao Prof. Vanildo. Aproveito para tecer algumasconsiderações sobre o caso (se algumas das medidas sugeridas já foramtomadas, peço desculpas pela redundância):

1) Penso que devemos entender o justo direito da família do estudante emprocurar a justiça (quem não faria o mesmo em caso semelhante?) e não tornar este caso uma simples questão professor versus família da vítima.Isto desvia o debate da real questão em pauta que, a meu ver,está nascondições objetivas que impossibilitam o docente de acompanhar/fiscalizar/inúmeros jovens simultâneamente em aulas deste tipo.

2) A Instituição (UFRN) deveria se pronunciar publicamente sobre o fato,assumindo a responsabilidade moral e esclarecendo a Sociedade sobre ascondições limitantes que possui o docente, e aos alunos sobre suasresponsabilidades pessoais face aos riscos envolvidos, evitando a execração pública do Professor.

3) A UFRN deveria assumir os eventuais danos financeiros estabelecidospela justiça. Na impossibilidade legal de fazê-lo, que a ADURN o faça. Se isto também for inviável, que nós colegas elaboremos uma lista decolaborações que arrecade o montante exigido.

4) Para resumir: Evitemos transformar este triste episódio em uma questão que pareça corporativa (tipo simples apoio de colegas) o que poderia nos colocar contra parcelas significativas da Sociedade. Não demonizemos a família do aluno, já atingida pela tragédia, ou permitamos que recaia nono professor uma responsabilidade que ele não tem condições objetivas defazer cumprir. Vamos esclarecer a Sociedade sobre todos os aspectos da questão (que tal uma nota na coluna jornalística da ADURN?) e contribuircoletivamente para compensar o dano financeiro( que espero não haja) do colega Vanildo.

Ananias

Nenhum comentário: