terça-feira, 17 de novembro de 2009

Para relembrar: alguns dados sobre as eleições presidenciais de 1989.

Há vinte anos, direto do túnel do tempo.

Eu morava em Porto Alegre, até hoje o meu sonho feliz de cidade, e a capital gaucha respirava política. No Brique da Redenção, nas manhãs de domingo, todas as tribos se encontravam. E a mítica (e, parece-me, agora desaparecida) militância petista local também. Panfletagens e bandeiraços. Gente bonita. Esperança no ar. E isso em plena estagnação econômica e uma inflação que qualquer pessoa com menos de vinte anos não tem a menor idéia do que significa na vida cotidiana. Pois bem, deixemos de coisa e vamos ao central: transcrevo abaixo nota publicada no Ex-Blog do César Maia com algumas informações sobre as primeiras eleições livres e diretas após o fim do regime militar. Confira! Acho que podemos aprender alguma coisa e tirar algumas lições para analisar a disputa de 2010.

COMENTÁRIOS SOBRE AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 1989!
César Maia

1. O folclore pós-eleitoral atribuiu ao marketing dos programas eleitorais de Collor importância na sua vitória. Mas a verdade é outra: Collor abriu a campanha com 45% das intenções de voto e fechou o primeiro turno com 28% e mais uma semana cairia ainda mais.
2. Lula abriu com 8% e Brizola com 16%. Brizola manteve-se estacionário nestes 16% e Lula subiu para 16% vencendo Brizola por margem estreita.


3. Os setores empresariais oscilaram entre os candidatos. Inicialmente apoiando a Afif Domingues, depois a Collor(erro do César Maia. Onde lê-se Collor, leia-se Covas...) e só já perto da campanha, aderindo a Collor.

4. No segundo escalão veio Covas com 11% e Maluf com 8%, Afif e Ulysses com 4%. Ulysses e Aureliano,(0,83%), tinham 70% dos deputados e senadores e mais da metade do tempo de TV.

5. Silvio Santos, aproveitando uma brecha na legislação, apresentou sua candidatura pelo PMB 40 dias antes da eleição, e disparou na frente nas primeiras pesquisas. Os advogados de Collor recorreram e o presidente do TSE deu a liminar. Esse-após a eleição- renunciou a condição de ministro do STF e foi ser ministro de Collor. Em seguida foi designado para a Corte de Haia.

6. A pasta que Collor levou para o debate e a citação a um aparelho " Três em Um" ,(TV,Rádio e Som), que Lula teria na sala do apartamento em Brasília, (segundo o oficial que trabalhou na segurança de Collor disse depois reservadamente e ainda não se dispõe a abrir a informação), seria a comprovação que Lula havia sido fotografado naquele período e que as fotos poderiam criar constrangimento para ele. Por isso a tensão.

7. Collor venceu no segundo turno por 50% a 44% e diferença de 4 milhões de votos. No segundo turno votaram menos 4 milhões de eleitores.

Nenhum comentário: