quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Homenagem do NUSMER à Cecile Raud

Transcrevo abaixo nota publicada no site do NUSMER (Núcleo de Estudo Sociológico dos Mercados) em homenagem à Cecile Raud.

Cécile Raud nos deixou há uma semana. No seu lugar fica a tristeza da perda de uma amiga, orientadora e professora absolutamente dedicada, mas, permanece também sua valiosa contribuição para as Ciências Sociais no Brasil.

Chegou ao Brasil com seu orientador, Ignacy Sachs, para estudar o modelo catarinense de desenvolvimento e entender de que forma pequenos empreendimentos, se interconectados, podem produzir grandes resultados econômicos no sentido de emprego e distribuição de renda. Logo após o término de seu doutorado na França ela se torna docente da UFSC no curso de Ciências Sociais e inicia sua trajetória de pesquisa no país a qual inclui, nesta primeira fase, a publicação dos resultados da tese em “Indústria, Território e Meio Ambiente no Brasil” editado pela UFSC em parceira com a FURB em 1999. Além desta publicação, vários capítulos em livros sobre o mesmo tema e a organização de um livro na França em parceria com Leila Dias “Villes et régions au Brésil” por L'Harmattan em 2000.

Cécile amava o sol, o mar e as belezas do Brasil. Para usufruir delas, ela escolheu em Florianópolis um lugar para moradia onde era possível ver o mar, o continente e a ilha ao mesmo tempo. Este ponto de vista privilegiado acompanhou também seus trabalhos, em particular do período seguinte, uma fase teórica. Em 2002/2003 ela vai estudar com Philippe Steiner, uma das maiores autoridades em Sociologia Econômica, na França. Foi no retorno deste estágio pós-doutoral que Cécile iniciou sua trajetória nesta área. Com uma preocupação constante quanto ao ponto de vista sociológico sobre os mercados, ela escreve dois artigos. O primeiro deles, publicado na Revista Brasileira de Ciências Sociais, foi uma análise da dimensão social dos mercados em Durkheim e Weber. Contra a leitura aceita de então de que a Nova Sociologia Econômica seria inovadora no sentido de analisar sociologicamente o mercado fora dos fundamentos da ciência econômica, Cécile mostra como este exercício já estava presente na Sociologia Econômica clássica. O segundo artigo foi uma análise crítica da obra de Mark Granovetter, autor que cunha o termo Nova Sociologia Econômica, publicada pela revista Política e Sociedade.

Seu compromisso e interesse pela Sociologia Econômica conquistaram vários alunos, alguns dos quais foram parceiros na criação do Núcleo de Estudos Sociológicos dos Mercados (NUSMER), fundado pela Professora em 2006. Ela organizou também, junto com Roberto Grün e Ricardo Abramovay, um Grupo de Trabalho na ANPOCS sobre Sociologia Econômica e que lá permaneceu de 2004 até sua quarta versão em 2007, tendo recebido textos de pesquisadores de diversos estados brasileiros e de outros países. Era sua preocupação, também, os rumos e as condições para a pesquisa em ciências sociais no Brasil. Por este motivo ela participou como membro do Comitê Qualis da Capes em 2007 e também defendia que a Sociologia Econômica conquistasse o status de área principal e saísse do canto escuro das “outras sociologias específicas” na plataforma Lattes.

Cécile foi uma das pesquisadoras que respondeu ao convite de Roberto Grün para criação de uma rede de pesquisadores em Sociologia Econômica no Brasil. Dentro desta rede dois eventos dedicados ao tema foram realizados pelo NUSMER na UFSC, em 2007 e 2009. Ela foi membro do corpo editorial da revista Política e Sociedade e apresentou neste periódico, junto com outros colegas, dois dossiês com textos dedicados à Sociologia Econômica. O primeiro, de 2005, convidava os pesquisadores para uma análise sociológica dos fenômenos econômicos, e o segundo em 2009, constata a frutificação deste empreendimento também no Brasil.

No ano de 2007 ela iniciou pesquisas empíricas com o aporte da Sociologia Econômica. A primeira delas foi uma análise da construção social do mercado de cinema no Brasil. Aceitou no mesmo ano o convite para participar do projeto conjunto de pesquisa sobre o consumo verde em mercados alimentares globalizados sob coordenação de Julia Guivant na UFSC e Gert Spaargaren da Universidade de Wageningen na Holanda. Cécile realizou um estagio pós-doutoral na Holanda em 2008 o qual resulta em um artigo sobre a construção do mercado de alimentos funcionais no Brasil numa comparação com o mercado da Holanda, publicado pela Política e Sociedade.
Estava preparando para publicação dois novos artigos, um deles sobre alimentos funcionais e a atuação da indústria alimentar na construção das regras do setor e o segundo sobre o mercado de cinema brasileiro e a atuação do Estado como mantenedor da vocação do cinema nacional e sua suposta brasilidade. O esboço deste último seria apresentado na ANPOCS em 2009.
Cécile sempre foi defensora do bem público e da produção coletiva. Sem sombra de dúvida deixou sua contribuição e sua marca para a consolidação da Sociologia Econômica no Brasil. Cabe a nós, que participamos mais de perto ou mais distante deste empreendimento, dar continuidade a ele.

Nenhum comentário: