domingo, 24 de janeiro de 2010

O vestibular da UFRN: o argumento de inclusção começa a incomidar

Foi só um aluno de escola pública, egresso do IFRN, conquistar o primeiro lugar no vestibular para medicina da UFRN para o mundo cair. Pois é, a Tribuna do Norte de hoje ecoa a reação de "educadores" (sic) contra o argumento de inclusão porque, vejam só!, ele desequilibraria o processe seletivo.

Ora, ora, para a elite local, os egressos de escola pública podem até adentrar em cursos menos concorridos, mas em Medicina e Direito, não.

Voltarei ao tema...

2 comentários:

Diego Fernandes disse...

Uuuuum, esse tema é polemico. Vou ficar aguardando a discussão.

Maxuel Araujo disse...

Estimado Professor, foi uma honra e um privilégio ser seu aluno no PPGCS/UFRN.
Vossos comentários sempre são interessantes, e não poderia ser diferente agora. Quando um aluno não oriundo da "industria dos cursinhos e de escolas que fazem da aprovação na UFRN vitrine para seu marketing".
Essa industria tenta desqualificar essa vitória..... de um aluno que venceu todas as barreiras e dificuldades que o atual ensino publico tem.
O Vestibular da UFRN com argumento de inclusão é uma tentativa de fazer justiça e equilibrar a disputa por uma vaga na UFRN.
Dessa forma não devemos desmerecer a vitória desse aluno da escola pública, pois o que observamos hoje no ensino superior é uma distorção, ou seja, os alunos que poderiam pagar uma universidade particular ocupam a maioria das vagas da UFRN e nas universidades particulares é o inverso, a maioria dos alunos, são oriundos de escolas publicas que só estudam por que recebem bolsas, incentivos e descontos.
Nada contra aos alunos das Universidades Privadas, afinal de contas, também já estudei numa! Mas, justiça seja feita, na UFRN deveria ter na suam grande maioria alunos oriundos de escolas públicas ou de baixa renda!