segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Filme piauiense é sucesso de público no interior do Nordeste

Um filme produzido no interior piauiense está desbancando os arrasa-quarteirões da grande indústria cinematográfica. Em Teresina, lotou cinemas. Concorreu com Harry Potter e, em uma semana, teve o dobro de público que foi ver o menino-bruxo. E nas pequenas e médias cidades maranhenses, o filme é assunto em todas as rodas. Nas feiras de Bacabal (MA), Floriano (PI), Imperatriz (MA) e outras cidades menores e menos conhecidas, o filme é o maior sucesso de público. Suas cópias piratas vendem mais do que bolo. E em todas as lan houses dos sertões cearense, piuiense e maranhense, todo mundo só quer saber como fazer o download da "fita".

24º filme do diretor maranhense Cícero Filho, “Ai que vida” é uma comédia mambembe sobre a política local em uma cidade fictícia do interior do Nordeste. Você chora de tanto rir ao assití-lo. Uma sobrinha me passou uma cópia e, ontem, eu me diverti pacas.

Espero que o sucesso do filme, produzido em apenas sete dias, seja o prenúncio de uma Bollyood piauiense. Seria demais, não é? Bom, se depender da disposição do cineasta Cícero Filho, podem ter certeza!, essa realidade pode estar próxima. Ele já está concluindo o seu 25º filme, intitulado "A flor de abril".

O sertão não virou mar, mas também não foi engolido totalmente pela tal da globalização. Os cinemas não mais existem nas pequenas cidades, mas, através da internet e da pirataria (no caso, consentida e incentivada), produções alternativas ganham espaço e conquistam corações. E isso é uma bela novidade a destronar as certezas dos que se prostraram, impotentes, ante às forças translocais de produção cultural.

Assista ao trailer do filme. Depois, dê uma espiada na fala do diretor. E, caso queira se inteira mais desse universo, vá ao seu blog.



Nenhum comentário: