quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A morte de Cecile e essa dor que invade a alma

O Marcelo Carneiro, querido amigo, professor da UFMA, acabou de passar a triste mensagem: morreu, terça-feira da semana passada, em Florianopólis, Cecile Raud.

Cecile era professora da UFSC e uma das principais animadoras do campo da sociologia econômica no Brasil. Eu a conheci em um dos encontros da ANPOCS. Intelectual brilhante e uma figura humana cativante, Cécile conseguia articular personalidades diversas para produzir um bom e produtivo debate. A encontrei pela última vez em maio passado, no Seminário Nacional sobre Sociologia Econômica.

Hoje é um dia de luto para todos nós que a conhecemos e que a admirávamos tanto. Leia abaixo a nota da agência de comunicação da UFSC.

Cecile era francesa de nascimento e faleceu na tarde desta terça-feira, dia 27, em Florianópolis. Integrava o corpo docente do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC.
Autora de primeira grandeza da Sociologia Econômica no Brasil, seus temas de estudo eram Estado, Mercado, Empresariado e Sistema Financeiro, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Urbano.


Coordenava o Núcleo de Estudos Sociológicos do Mercado (Nusmer) www.nusmer.ufsc.br e integrava o corpo docente da Pós-graduação em Sociologia Política (PPGSP). Também era pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar em Sustentabilidade e Redes Agroalimentares.
Graduou-se em Ciências Econômicas e Comerciais pela École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales (ESSEC), França, onde também obteve o mestrado. Seu doutorado foi em Sociologia do Desenvolvimento pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), França.


Fez dois Pós-Doutorados: em Sociologia, na Université de Paris IX, Paris-Dauphine (U.P. IX), França, e em Sociologia Econômica e Política, na Wageningen University (WUNI), Holanda.

Fonte: Agecom/UFSC

Um comentário:

Gil Célio disse...

Apenas agora eu fiquei sabendo dessa terrível notícia: morreu Cecile Raud... fiquei sem chão! A profa. Cecile era realmente uma figura espetacular que, como poucos, sabia aliar doçura e firmeza; seriedade e leveza... me ajudou bastante na definição do meu objeto de estudo para o doutorado. Fico feliz por tê-la conhecido e ainda muito agradecido por ter podido compartilhar da sua presença/existência. Hoje foi um dia triste...