segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A farra do forró das prefeituras

Na edição de final de semana do Novo Jornal, publicada ontem, uma reportagem merece todo destaque. Trata-se de uma competente investigação jornalística sobre as contratações de bandas de forró que as prefeituras do RN estão fazendo neste final de ano. Com a alegação de que se trata de investimento no lazer de seus municípes, prefeitos estão pagando rios de dinheiro a bandas como "Cheiro de Menina" e similares. Para além das considerações estéticas - qual a contribuição cultural de bandas cujas músicas só se sustentam pelo apelo ao preconceito contra as mulheres e o culto ao machismo? -, importa ressaltar que essa farra está sendo feita no momento mesmo em que as prefeituras alegam que não dispõem de dinheiro para o pagamento dos salários de seus funcionários.

Algumas prefeituras chegam a contratar empresas (aí, com certeza, tem!)para cuidar de tudo (contato e contrato das bandas e arrumação do cenário...). Tem prefeitura gastando a bagatela de R$ 400.000,00 para garantir o, como direi?, "lazer" de sua população.

Bueno, talvez fosse o caso de uma ação do Ministério Público para monitorar essa farra...

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Edmilson,

penso que a denominação "farra" não é a mais adequada para enquadrar o contexto que permite a perpetuação das festas de forró nos municípios do RN.
O denuncismo, apesar de sedutor, não é a estratégia mais adequada para enfrentar o tema.
Isto porque, do modo como você postou a notícia, fica parecendo que a coisa se processa, simplesmente, por pura "safadeza" dos prefeitos.
Acho que há uma cultura mais profunda, para além da simples e fácil explicação da "vilania" dos gestores.
Primeiro, há um "mercado" extremamente competitivo entre as prefeituras no sentido de promover determinadas festas.
As prefeituras que não promovem os shows de forró são tidas como "atrasadas" e são comparadas com relação a outras de modo pejorativo.
Para a gente que mora na capital pode parecer estranho, mas isto forja necessidades objetivas.
A prefeitura de São José, se não me falhe a memória, gastou, certo tempo atrás, cerca de 100 mil reais com um show de Zezé de Camargo e Luciano...
Ela foi severamente criticada por tal atitude. Porém, o prefeito não recuou um centímetro, já que não se preocupava com o que saia no diário de natal ou na tribuna do norte, mas sim com o seu público interno e com o que pensava os cidadãos das cidades vizinhas, já que postulava a cadeira de dep. estadual.
Pode não parecer, mas esses prefeitos não são bobos. Eles sabem que, se tiverem de "farrear", não farão isto na frente de todo mundo.

Um abraço.

Daniel Menezes