quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O fantasma de Victor Jara assombrará a direita chilena?

Vistes os sites e blogs da Nova Direita? Estão em estado de graça com o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais no Chile. O candidato da direita, o empresrário Sebastian Piñera, colocou um milhão de votos de dianteira em relação ao segundo colocado, o ex-presidente Frei, da Concertacion, agrupamento de centro-esquerda que governa o país desde o fim da ditadura de Pinochet.

O candidato da centro-esquerda é assim meio Alckimim, um picolé de chuchu. Isto é, um sujeito sem sal. E, em que pese a enorme popularidade da Presidenta Bachelet, o ex-presidente, que tem o seu apoio, é um candidato que não empolga o eleitorado chileno. Daí a possibilidade de que a direita, agora pelas eleições, volte a governar o Chile.

Mas, dizem-me alguns conhecidos, tudo pode mudar no segundo turno. Será? Bueno, sei que há um fato novo: o esclarecimento sobre as condições nas quais o cantor Victor Jara foi assassinado pelos militares quando do golpe de 1973. Um corajoso juiz decidiu, em meados do ano, exumar o cadáver do cantor. Agora, sabemos todos, ele foi assassinado covardemente com mais de 30 tiros.

Sabes quem é Victor Jara, suponho. Não? Clique aqui e confira. E, para ouvi-lo cantar, bastar assistir ao clipe abaixo. Poderia ter colocado um clipe de La Negra, Mercedes Sosa, mas optei pelo próprio Jara.

Em tempo: doze mil chilenos, no último dia 04 de dezembro, compareceram ao funeral póstumo do cantor e militante político.

Nenhum comentário: