segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Morre Anchieta, ex-professor de Ciências Sociais da UFRN

Acabei de chegar ao Departamento de Ciências Sociais e fui confrontado com a notícia: o nosso colega Anchieta, que estava aposentado, faleceu de ontem prá hoje (ainda não sei bem se ontem ou hoje de madrugada...).

Anchieta, além de professor, foi, durante anos, um ativo militante do PCdoB. Designado pelo partido, chegou a ocupar cargos importantes. Depois, após uma crise pessoal, deixou a militância partidária, mas continuou ativo no movimento docente.

Não convivemos muito como colegas, Anchieta e eu. Logo que eu cheguei aqui, em 2002, ele sofreu um avc e foi precocemente aposentado. Tínhamos muitos contatos, entretanto.

Durante um tempo, quando nos encontravámos, ele me contava de seus planos de fazer uma pós-graduação. Eu, mesmo não apostando muito nisso, sustentava a conversa. Aí, vibrante, ele entrava nos detalhes e me informava: "você vai ser meu orientador!" E eu brincava: "o que diabos um marxista quer de orientação de um cara como eu, rapaz?".

Aconselhava-o a cursar disciplinas, mas ele nunca as fez. Os dois sabíamos que isso não iria acontecer, que ele não iria mesmo fazer doutorado, mas sempre falavamos disso. Era a nossa ponte... Algo que dava solidez aos nossos encontros e alimentava os nossos mais que humanos desejos de encontro e reconhecimento.

Geralmente, após esse papo de entrada, caso ele estivesse tranqüilo, tocávamos em outros assuntos. E a pauta era sempre a mesma: política.

Hoje, soube da sua morte. Infarto, disse-me Conceição, a secretária do Departamento. Começar o dia assim é, como já me disse alguém, carregar o peso do mundo logo de manhã.

Anchieta será mais uma ausência a pesar na minha vida nos tempos que virão. Esse é o ônus de envelhecer: ir perdendo pessoas...

Um comentário:

Anônimo disse...

OI EDMILSON, MEU NOME É JEANE E COINCIDENTEMENTE FUI VIZINHA DO PROFESSOR ANCHIETA AQUI NO RIO DOCE, UM LUGAR QUE PARA ELe PARECIA MAIS UM REFÚGIO.aqui ele dividia seu gosto musical,e sua alegria. a minha curiosidade se deu por conta da dúvida de alguns dos seus amigos aqui de rio doce em relaçao a sua morte.pelo fato de ele ter se despedido de forma muito clara, qualquer coisa entre em contato comigo pelo e-mail, jeane_ap@hotmail.com.sou agente penitenciaria e desenvolvo aguns trabalhos sociais dentro da joao chaves pavilhao feminino,e na comunidade quilombola de acauã em poço branco. até mais!