terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A praga do plágio

Thadeu Brandão, que pilota o sempre bom Blog do Thadeu, enviou-me o comentário abaixo a respeito de postagem sobre plágio na Universidade. Dada a importância do que foi colocado na mensagem, acho que você deveria lê-la.

Caro Edmilson,

A praga do plágio e da preguiça intelectual hà muito frequenta o ambiente acadêmico. Nas IES particulares isso é uma constante, sem punições sérias e discussão do assunto. Compreendo que a internet nos possibilitou exelentes possibilidades, como o acesso à periódicos que antes teriamos um custo enorme para ter acesso. Possibilitou também o acesso a uma vasta gama de saber que se abre a cada dia. Mas, ao mesmo tempo, facilitou o jeitinho, a esperteza e a fraude intelectual.

O que fazer?

O mais significativo, para o professor de uma IES é estar presente no processo de elaboração do saber e da pesquisa. Ou seja, ser sempre uma constante com seus orientandos. Claro, isso não significa ficar no pé do sujeito. Mas um mímino de controle será cada vez mais necessário.

Concordo que confiança é a chave. Mas num momento histórico onde a confiança diminui, apelemos para as instituições.

Num mundo social da facilidade, para quê ler dezenas de textos, fichá-los e depois extrair deles reflexões? Para aprender uai! Mas, não é o que pretendem muitos, que instrumentalizam os títulos e as posições acadêmicas. O saber pelo prazer (orgiástico) do saber parece estar desaparecendo (será que estou sendo um anti-Bourdieu aqui?).

No mais, segue meu repúdio.

Um abraço,Thadeu Brandão.

Nenhum comentário: