segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Novo Jornal, um bom começo

Novo Jornal é o novo na imprensa local. Após a transformação editorial do Diário de Natal, que optou, seguindo a trilha de iniciativas empresariais vitoriosas em outras partes do país, por fazer um "jornalismo popular" (traduza-se: pouca substância e muito sensacionalismo), estavámos quase sem alternativas de leitura diária em Natal.

Além disso, os leitores que amam odiar (ou odeiam amar) Cassiano Arruda, mas são leitores cativos de sua coluna, estavam se sentido órfãos.

O Novo Jornal chegou em boa hora. Cassiano, com a sua Roda-Viva, está de volta. Com a linha de sempre, sem retoques e salamaleques. E com as mesmas posições políticas e ideológicas (isto é, bem mais à direita do que eu e você ....). E, no seu jornal, prá tornar mais apetitosa a leitura, o veterano jornalista partilha a parte de opinião e notas (ou fofocas, como queira) com a jornalista Renata Lo Prete, que traz para o veículo a coluna Painel, publicada pela Folha de São Paulo.

O Novo Jornal tem uma linha editorial que expressa tudo que faltava na imprensa por essas bandas nos últimos tempos: opinião, investigação e uma pauta aberta a temas espinhosos, dos quais os veículos tradicionais fogem. Assim, em uma de suas primeiras aparições, podemos ler uma impressionante reportagem sobre as ações dos grupos de extermínio nas áreas periféricas da Grande Natal. E ontem, como já apontei em postagem mais abaixo, uma matéria de boa qualidade tratando da farra que as prefeituras do interior do estado estão fazendo com o meu, o seu, o nosso suado dinheirinho.

Por tudo isso, e porque gosto de jornal bem escrito, tornei-me leitor diário do novo veículo. Não, não ganho nada para dizer isso. E, também não, não concordo com quase nada das opiniões escritas no jornal. Mas, por favor!, a essa altura do campeonato, vale a pena ter como critério de escolha de um jornal o fato de ele expressar sempre as suas opiniões?

Nenhum comentário: