segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Debate, comentários e agressividade

As disputas eleitorais em países democráticos, algumas vezes, traduzem uma sublimação de um potencial de violência. Daí ser importante, nestes momentos, a gente cultivar um pouquinho de moderação.

Por que digo isso? Ora, porque tenho consciência de que este blog, tão escondindinho aqui na Esquina do Atlântico, num rincão bem pronviciano, tem peso pequeno no grade debate. Aliás, por falar nisso, qual o peso da internet no debate político eleitoral? Não acho, sinceramente, que seja tão significativo assim. Por isso mesmo, dada a sua, digamos, força, este blog é um espaço para uma reflexão mais distanciada. Isso quer dizer que eu não me apaixono? Claro que me envolvo, sim, emocionalmente no debate político. Mas tento ver mais além. Sei que, no calor da disputa, qualquer crítica é vista como ameaçadora. Mesmo por gente que, passada a disputa, elas mesmas procurarão ser críticas.

Assim, não me impressionam os comentários mais agressivos que recebo quando de uma ou outra postagem. Aliás, como são poucos os comentários, tenho por costume nunca os deletar. Respeito todos igualmente. Mesmo os que, legitimamente dada as suas posições, me têm na conta de "traidor".

Bom, caminho para os cinqüenta anos com a calma de quem vai dobrar uma esquina conhecida: sem grandes abalos d'alma. Sei apenas que é mais fácil agradar a mim do que aos outros. Até porque estes, sendo muitos, têm demandas múltiplas e contraditórias. Eu, não, tenho demandas limitadas e fáceis. Atendo, com prazer, eu mesmo... (rss).

Por isso, mesmo que não vá muito com a minha cara, pode continuar vindo. Ao contrário de certos blogues por aí, nos quais, para conseguir sucesso, o titular avacalha com os comentários dos frequentadores, neste espaço você será sempre (com uma outra exceção) muito bem tratado. Então, fique por aqui e em paz.

Nenhum comentário: