quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Uma aula de sociologia urbana no site da Carla Rodrigues

Descobri o site da Carla Rodrigues, uma jornalista competente, inteligente e que escreve com leveza e beleza. Eu a conheci, de vista, quando fui bolsista da MacArthur. Sempre a acompanhei no NO, um site de notícias e análises que, infelizmente, saiu do ar. Pois não é que a Carla, para a grata surpresa de quem gosta de um bom texto, está com um site (ou será um blogue?) de análises. Abaixo, destaco uma entrevista que ela fez com a Professora Lícia Valadares. É uma aula de Brasil e de sociologia urbana.

Favela, exotismo, eleições e UPPs
Carla Rodrigues

Autora de muitas pesquisas e livros sobre favela, a socióloga Lícia Valladares me veio à lembrança da última vez que vi uma foto de uma favela pacificada pela UPP. Roteiro turístico ou festeiro, as favelas pacificadas encarnam os dogmas para os quais a ampla obra de Lícia aponta: singularidade, unicidade e pobreza são mitos que interessam a muita gente, inclusive aqueles que ganham apoios para projetos de pesquisa de campo. Os três dogmas que acompanham o imaginário social criado em torno das favelas cariocas, responsabilidade, em grande parte, da própria pesquisa sociológica que ela corajosamente contesta. Nesta entrevista, tão atual em tempo de UPP e eleições, ela explica a quem interessa cristalizar as visões exóticas sobre a favela: “O exotismo atende a interesses de muita gente”.

Pesquisadora de reconhecimento internacional, Lícia publicou no Brasil “A invenção da favela”, traduzido na França como “La favela d’un siècle à l’autre”, editado pela Maison des Sciences de L’Homme, casa editorial dos melhores sociólogos franceses, como Alain Tourraine e Pierre Bourdieu.

No livro você fala em três dogmas sobre as favelas que estão sendo construídos desde o início do século 20. Quais são?

O dogma da especificidade, o dogma da favela como território da pobreza e o dogma da favela como unidade continuam vigindo. Por exemplo, o dogma da especificidade sobrevive porque não há estudos comparativos. Assim, sem comparações, sempre se encontra especificidades de um objeto naquele universo. Isso é reforçado por existir, de fato, uma especificidade geográfica. O espaço da favela é diferente, irregular, não é legalizado, tem normas próprias. Porque é geograficamente diferente, é como se fosse socialmente diferente. Nada comprova que é socialmente diferente. Porque? Para comprovar as diferenças sociais seria preciso comparar o perfil social dos moradores de favela com o perfil social dos moradores de outras áreas. Compara-se favela com não-favela, mas esse universo é extremamente heterogêneo: loteamentos irregulares, loteamentos clandestinos, cortiços, casa de cômodos, bairros de periferia. Tudo isso também é muito pobre. Essa associação do social com o geográfico é muito rápida. Porque a favela corresponde a um território diferente, se diz que as pessoas na favela têm um modo de diferente.

E a afirmação de que favela é território de pobres também é um dogma? Por que?

Há uma associação direta de favela com pobreza. Mas essa visão que legitimou a favela como território da pobreza evita pensar que na favela tem uma classe média cada vez maior diversidade social. Há extratos sociais diferenciados lá dentro. A idéia de que os pobres moram nas favelas não é mais necessariamente verdade, porque morar na favela já se tornou caro. O terceiro dogma é o da unidade. Não existe “a favela carioca”, mas “as favelas”. Não existe essa unidade. A favela é tão diversa. Não se pode achatar uma categoria que tem 100 anos de história.

Queres ler toda a entrevista? Se avexe não, clique aqui.


Nenhum comentário: