domingo, 12 de setembro de 2010

Deputado Mineiro, uma instituição a ser defendida no RN

Você não precisa gostar pessoalmente de um ator político para saber que ele é relevante e decisivo para a afirmação de um espaço público no qual questões substantivas sejam discutidas e enfrentadas. Pessoas que assumem posições, tão necessárias nesses tempos de "homens líquidos" quanto a água que bebemos, nem sempre são as mais simpáticos. Mas, quase sempre, são elas que mantém acesa a chama da política com P maiúsculo.

Por que digo isso? Porque você não precisa gostar pessoalmente do Deputado Fernando Mineiro e nem ser petista para reconhecer que ele é um grande deputado e um ator político que dignifica o espaço público no Rio Grande do Norte.

Mas o Deputado Mineiro é mais do que isso. Muito mais! Ele é uma instituição política. O seu mandato configura, seguindo os ensinamento da grande cientista social inglesa Mary Douglas, uma instituição porque articula pessoas em torno de normas e regras. Como assim? Ora, o Deputado Mineiro, sabemos todos, consegue dar sentido às denúncias, demandas e proposições dos mais diversos setores da sociedade civil do nosso estado. E isso naturalizou-se, o que não é bom para um candidato. Mineiro é tão vital para o fortalecimento de nosso precário espaço público que a gente, não raro, esquece que ele precisa também da força de votos e apoios. É como se ele sempre fosse estar lá...

Bom. Para Mineiro, como eu disse mais acima, "continuar lá", é necessário que a força de mutos se some. E dado que o PT não está coligado na disputa para a Assembléia Legislativa (o que é bom, dado que, elegendo um, pode facilmente eleger um segundo...), essa força tem que ser muita.

Por isso, mãos à obra todos quantos querem que essa instituição continue alimentando o espaço público e a vida política do Rio Grande do Norte!

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Edmilson,

pretendo votar nele. No entanto, a vida eleitoral dele não está nada fácil. Fátima está apoiando um ex-prefeito de Antônio Martins que muito provavelmente será o único eleito pelo partido.
Posso estar errado, mas nessa ele vai dançar.

Anônimo disse...

abs

daniel