terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Mineiro, o deputado


Fernando Mineiro (PT) foi um dos deputados mais votados para ser o Parlamentar do Ano pelos jornalistas que cobrem a Assembléia Legislativa do RN. Isso não é pouco. Mineiro não tem caneta que assine regalias e privégios. E nem está na direção da casa. É da base de apoio à governadora Vilma de Faria, mas é crítico e não deixa barato nada que atente contra os valores que defende. Em outras palavras, como dizem no interior, é árvore de pouca sombra...

E, mais importante, a lembrança do nome do deputado ocorreu antes do espetáculo deprimente de votação do orçamento (situação na qual, como já comentei aqui, os nobres parlamentares aprovaram emendas ao orçamento sem saber do que elas tratavam...). E, você sabe, Mineiro enfrentou, quase solitário, a armação feita pelos "colegas" e foi a reserva moral da casa.

Por isso mesmo, o reconhecimento que o deputado petista recebe agora não é fruto de uma impressão passageira. Longe disso! Mineiro, ao longo de sua atuação como parlamentar (lembre-se que ele foi vereador de Natal por algumas legislaturas) sempre buscou intervir propositivamente no debate público. Assim, os seus mandatos são sempre pautados em propostas e intervenções tecnicamente fundamentadas. Para isso, diga-se de passagem, conta com o apoio inestimável de sua Assessoria Parlamentar. Nesta, só entra gente qualificada. Quando você os encontra, descobre uma parte do segredo do sucesso do deputado: seus assessores são profissionais escolhidos sempre por critérios técnicos e não pela proximidade política...

Mas boa assessoria não garante um bom mandato. O parlamentar precisa trabalhar (e saber trabalhar!). E isso Mineiro faz com vontade e gosto. Um exemplo: durante os últimos sete anos tem trilhado as veredas do interior, contatando pessoas e sentido de perto o Brasil que está vindo. E, nessas viagens, trava conversas com lideranças de trabalhadores rurais e de pescadores, mas também com vereadores e prefeitos. Ou seja, faz política cotidianamente.

Por isso, para este blogueiro, em que pese as minhas discordâncias políticas com o deputado, e como não devo satisfações de minhas posições a não ser ao meu travesseiro, afirmo em alto e bom som que Mineiro é o PARLAMENTAR DO ANO.

Um comentário:

Guru disse...

prof. Edmilson, é difícil discordar que Mineiro seja o melhor deputado do RN, e o melhor agente legislativo com atuação em Natal não apenas em 2009 como nas últimas duas décadas (adianto que não considero a concorrência dele nada excepcional). Mas por que tanto qualitativismo com o parlamentar e tanto quantitativismo com Wilma? Entendo que o desempenho do legislativo é menos mensurável, mas seria interessante uma lente das práticas políticas de Wilma como vc fez com Mineiro. Será que ela também tem essa postura com os pescadores e trabalhadores rurais? Também se cerca de equipes qualificadas e pauta suas ações com alta fundamentação técnica? Seria ela também uma 'reserva moral' diante do conjunto de governadores brasileiros? Também a caneta da 'governadora de todos" seria intransigente com regalias e privilégios? Ora, se eu fosse Wilma, estaria invejosa de Mineiro, que ganhou do professor uma análise tão aprofundada enquanto a ela só restaram os números!